terça-feira, 2 de janeiro de 2007

Onde estão as nossas árvores e arbustos?



As árvores do Jardim Luís de Camões não formam uma amostra representativa da flora portuguesa. Na sua origem, a escolha das espécies privilegiou as ornamentais, actualmente produzidas em grande quantidade em viveiros nacionais e estrangeiros, mas que na época (princípios do séc. passado) eram, muitas vezes, importadas expressamente.


Aliás, na maior parte dos Jardins e Parques das cidades do nosso país, acontece precisamente o mesmo.


Não teria sido uma boa oportunidade para remediar esta deficiência, aproveitar-se a requalificação em curso na zona do Rossio e plantar algumas das nossas espécies como o azevinho, o medronheiro, o azereiro e o carvalho?
Poder-se-ia argumentar que o azevinho, por exemplo, não se dá bem neste clima.
Pois então, veja-se a foto acima, tirada precisamente no final do ano de 2006. Este espécime está plantado em frente a um restaurante, na estrada Monte Redondo-Guia e goza de boa saúde.Também se pode ver azevinho em alguns jardins particulares.

Sem dúvida que demoram muito tempo a crescer e que se pode invocar que o vandalismo é tanto que não resistiriam aos desmandos que por aí se notam!


Pois, mas temos que pensar nas gerações que hão-de vir. E se necessário for reforçam-se as forças de segurança das zonas verdes!

- NOTA IMPORTANTE:
Plantemos árvores. De preferência árvores relacionadas com a área geográfica respectiva.
Vamos colaborar com a campanha da ONU para 2007.
1.000.000 árvores a plantar em 2007. Vamos todos colaborar!

Arquivo do blogue

Acerca de mim