sábado, 19 de abril de 2008

Árvores da margem esquerda do Rio Lis - Arrabalde

Nesta data (16 de Abril de 2008) ainda não falei com nenhum especialista de botânica nem tão pouco com o Departamento de jardins da Câmara Municipal de Leiria. Fiz algumas consultas por conta própria mas não obtive êxito. Qual o nome desta planta? Encontra-se na fiada de espinheiros (digo eu), mesmo ao lado da fila de freixos jovens (ver última foto desta sequência), a seguir às piscinas.
Pode ver-se uma fiada de "espinheiros" de várias espécies ao longo do caminho que bordeja a margem do Lis. Uma profusão de flores brancas muito bonitas, no género da flor do primeiro que se apresenta acima.
Um Pyracantha, fotografado na mesma data e local acima referidos. É vulgar usar-se o nome popular simplificado de espinheiro-
Este arbusto é nativo da Ásia e do Mediterrâneo (zonas temperadas). Existem 7 espécies que crescem através de uma sempre verde e abundante folhagem. Os seus frutos ou pomes são muito atraentes e assumem as cores vermelha, laranja e amarelo já no fim do Outono e Inverno. Embora pouco saborosos, os pomes são comestíveis e muito apreciados pelos pássaros. É ver principalmente os melros a comê-los com todo o apetite.
Plátanos, choupos, freixos e amieiros, do lado esquerdo da foto. Freixos, ainda jovens, do lado direito. A ver vamos o que é que vai acontecer a todo o arvoredo recentemente plantado nesta zona, quando se construirem as novas instalações referentes ao Mega-Centro Comercial e Pavilhão multiusos que está projectado para muito breve.

Posted by Picasa

domingo, 13 de abril de 2008

AdesbaChorus - Concerto de Páscoa




Aspectos do Concerto de Páscoa na Igreja de S. Francisco, em Leiria.
Actuaram:
1) Grupo Coral Adesba Chorus
2) Banda Filarmónica Vermoilense

A Igreja estava repleta de pessoas ávidas de assitstir a este espectáculo onde foram executadas várias peças musicais:
1) Ave Verum - Camille Saint-Saens (1835-19219
2) O Lux Beatissima - Howard Helvey (1968)
3) Panis Angelicua - César Frank (1822-1860) solista: Margarida Cunha
...
8) Hallelujah, da Oratória "O Messias" - George Friedrich Handel (1685-1759) actuação conjunta dos dois grupos musicais.
Com direito a bis, diria que obrigatoriamente.
Posted by Picasa

Arquivo do blogue

Acerca de mim