sexta-feira, 26 de janeiro de 2007

Brasão da Freguesia de Leiria


Ensaio sobre a heráldica da freguesia de Leiria

Brasão, bandeira e selo branco

“Torna pública a ordenação do brasão, bandeira e selo branco da freguesia de Leiria, tendo em conta o parecer da Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses da 1 de Julho de 1996, que foi aprovado, sob proposta da Junta de Freguesia na sessão n.º 19, de 3 de Setembro de 1996, da Assembleia de Freguesia de 27 de Setembro de 1996.:

Brasão – escudo de prata, águia bicéfala de negro, segurando nas garras à dextra um componedor e à sinistra uma almofada de tinta, tudo de ouro; em chefe, flor-de-lis de azul entre duas fontes heráldicas e, em ponta, uma folha de papel de vermelho, enrolada nas extremidades. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro, em maiúsculas: «FREGUESIA DE LEIRIA»;
Bandeira – vermelha. Cordão e borlas de prata e vermelho;
Selo – nos termos da lei, com a legenda: «Junta de Freguesia de Leiria».”

Extracto do Diário da República nº 255/96 de 4 de Novembro, III Série
-
- NOTAS do AUTOR do BLOGUE -
A despeito de insistências várias, não consegui obter informação atempada sobre o significado dos símbolos heráldicos incluídos no Brasão da freguesia de Leiria.
Aguardando e agradecendo, embora, alguns esclarecimentos meti mãos à obra de estudar este assunto.
( ...Anotações sobre a simbologia do brasão em posts autónomos, que virão a seguir. Não quer dar o seu contributo? É que não conheço qualquer informação disponível na internet a este respeito. Simplesmente lamentável!...)
Enviei e-mail à Junta de freguesia de Leiria, em 27/1/2007 a pedir ajuda!
-
Bibliografia sobre heráldica:
'Armorial Lusitano', de Afonso Eduardo Martins Zúquete; ( Armorial Lusitano Online ) 'Heráldica', de Gastão de Mello de Matos e Luís Stubbs Saldanha Monteiro Bandeira; 'Simbologia Heráldica', de Salvador de Moya; 'Tratado de Heráldica', de Waldemar Baroni Santos; 'Titulares do Império'; de Carlos G. Rheingantz; 'Heráldica', de Luiz Marques Poliano; 'A História dos Símbolos Nacionais' de Milton Luz; 'Heráldica General', de Ignacio Vicente Cascante; 'Os Brasões da Sala de Sintra', de Anselmo Braamcamp Freire; 'Armorial Général', de J. B. Rieststap; 'Introdução ao Estudo da Heráldica', de Marquês de Abrantes; 'História da Colonização Portugueza do Brasil', Litografia Nacional - Portugal.
-

ZONAS VERDES em Leiria

Hoje telefonei para a secção/departamento das "zonas verdes" da Câmara Municipal de Leiria.
Pretendia que me dessem uma informação sobre o nome das árvores plantadas no separador central da Avenida Sá Carneiro, a que vai da rotunda a seguir à ponte do mesmo nome (zona do Hotel D. João III e Centro Comercial 2000) até à zona do Planalto.
E disseram-me que há três variedades de árvores:
1) prunus pisardii
2) grevíllea
3) ameixieira

Entretanto, tenho conhecimento da existência de um trabalho em formato digital, tipo multi-media, bem concebido, diga-se, mas que, naturalmente, sendo edição de 1992, já está muito desactualizado.
Enquanto a Câmara Municipal não se decide por uma nova edição, útil em todos os aspectos, vou manter, neste blogue, uma área de observação das zonas verdes, árvores, arbustos e flores, que existem em Leiria, particularmente na cidade.
-
1) prunus pisardii
Consultada a Net:
Duvido que esta seja uma das árvores em referência. Tenho que obter a confirmação... (26/1/2007)


-

Li esta informação no sítio (dias-com-arvores.blogspot.com , o melhor blogue sobre árvores que eu conheço):

Descobrir o nome das árvores e "acertar" com a sua classificação é uma aventura verdadeiramente apaixonante. Comigo começou apenas há pouco mais de cinco anos e foi motivada justamente pela curiosidade acerca da razão de ser dos nomes de algumas árvores. Desde essa altura (até então andava completamente absorvida por outra paixão também de foro linguístico digamos assim...) comecei por descobrir o nome das árvores da minha rua (como era possível viver há 17 anos num sítio e não saber como se chamavam essas árvores!? acontecia comigo e creio que com quase toda a gente), do bairro, do jardim ... e sempre que descubro uma árvore da qual não sei o nome, não sossego!Para se identificar uma árvore começa-se pelas folhas e eu, que nessa altura me iniciava também no mundo fantástico e independente da fotografia digital comecei a fotografar folhas e árvores e árvores e folhas ...A decoberta dos instrumentos necessários para a identificação das espécies é também muito interessante (horas e horas nas livrarias e nas bibliotecas e posteriormente na internet): livros principalmente e para confirmação ou outra informação adicional, sites da internet. Há alguns manuais básicos de boa qualidade e a sua aquisição é, na minha opinião, o primeiro passo. Em língua portuguesa sugiro, por exemplo, e para começar, Árvores de folha caduca da Everest Editora que edita uns livrinhos muito bem feitos, na sua secção de manuais e livros práticos. Decerto haverá outros em língua portuguesa mas para já foi o que me ocorreu ;-)

(posted by manueladlramos : 28/6/05 16:42 Nota pode ser consultada no post, já linkado acima).

segunda-feira, 22 de janeiro de 2007

CULTURA RENOVADA em LEIRIA?

Hoje vai ser inaugurado o novo Teatro José Lúcio da Silva em Leiria. Ou seja, vai ser inaugurado o novo Cine-Teatro de 1966, cujs obras de requalificação e administração são da responsabilidade da Câmara Municipal de Leiria. Vai estar presente o Snr. Presidente da República, Prof. Cavaco Silva.
(Ver mais informação...)

no http://dispersamente.blogspot.com
-
NOTA de Rodapé:
A organização da sessão oficial de reabertura do Teatro José Lúcio da Silva convidou as pessoas que, no seu "altíssimo e atento critério", entendeu serem as que mais convinham às circunstâncias?!
Só faço uma simples e singela pergunta:
- Então a família daquele que foi o seu primeiro gerente, desde a sua abertura até 1994 não merecia uma deferência mínima que fosse ?!

Arquivo do blogue

Acerca de mim