sexta-feira, 29 de junho de 2007

Santo António do Carrascal

No endereço (aqui) publiquei um artigo/ensaio sob o título "Santo António - de Lisboa e de Leiria". Entretanto, recebi um e-mail, a seguir reproduzido (sob autorização do remetente)
"Comprei esta tábua pintada na Nazaré, nos anos 70, numa loja de artesanato de classe e lá me informaram que as várias pinturas do género eram feitas por um senhor reformado. Portanto isto não é um ex-voto, nem nenhuma antiguidade. Comprei por curiosidade. O resto das pinturas era castelos da nossa zona e o milagre da Nazaré.
Depois me informaram que, na viagem de Lisboa para Coimbra, o santo já cansado de levar o menino ao colo o fizera andar pelo seu pé. A legenda desta tábua é curiosa, porque não sabemos se o santo está cansado de Leiria, se quando passou por Leiria já estava cansado de levar o menino ao colo!!!
".
O amigo Augusto Mota recomendou-me que falasse com o Dr. Moreira de Figueiredo, que seria a pessoa mais indicada para me dar pormenores mais precisos sobre esta lenda. Até à data ainda não tive essa possibilidade, até por imposições da gestão do meu tempo disponível.
Espero poder fazê-lo o mais brevemente possível. Para não deixar escapar este ensejo de divulgar/partilhar esta informação aqui fica a nota pública.

Arquivo do blogue

Acerca de mim