sábado, 19 de abril de 2008

Árvores da margem esquerda do Rio Lis - Arrabalde

Nesta data (16 de Abril de 2008) ainda não falei com nenhum especialista de botânica nem tão pouco com o Departamento de jardins da Câmara Municipal de Leiria. Fiz algumas consultas por conta própria mas não obtive êxito. Qual o nome desta planta? Encontra-se na fiada de espinheiros (digo eu), mesmo ao lado da fila de freixos jovens (ver última foto desta sequência), a seguir às piscinas.
Pode ver-se uma fiada de "espinheiros" de várias espécies ao longo do caminho que bordeja a margem do Lis. Uma profusão de flores brancas muito bonitas, no género da flor do primeiro que se apresenta acima.
Um Pyracantha, fotografado na mesma data e local acima referidos. É vulgar usar-se o nome popular simplificado de espinheiro-
Este arbusto é nativo da Ásia e do Mediterrâneo (zonas temperadas). Existem 7 espécies que crescem através de uma sempre verde e abundante folhagem. Os seus frutos ou pomes são muito atraentes e assumem as cores vermelha, laranja e amarelo já no fim do Outono e Inverno. Embora pouco saborosos, os pomes são comestíveis e muito apreciados pelos pássaros. É ver principalmente os melros a comê-los com todo o apetite.
Plátanos, choupos, freixos e amieiros, do lado esquerdo da foto. Freixos, ainda jovens, do lado direito. A ver vamos o que é que vai acontecer a todo o arvoredo recentemente plantado nesta zona, quando se construirem as novas instalações referentes ao Mega-Centro Comercial e Pavilhão multiusos que está projectado para muito breve.

Posted by Picasa

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
Leiria, Portugal
Um Viseense tão Leiriense como os que o são... O que me vai ocorrendo...