quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

Observação

Sou um simples amador (no sentido de que aprecio a natureza) da classificação das árvores de Leiria. A este respeito tenho feito as minhas anotações neste blogue, que me tenho esforçado por que sejam as mais precisas possível.

Estou a socorrer-me de informações verbais, eventualmente por escrito, provindas dos serviços camarários e, ao mesmo tempo, quer do "Atlas das árvores de Leiria" ed. de 1992 quer de outras fontes, como blogues, livros e outros links na base de dados "Google".

Quero deixar aqui a ressalva de eventuais imprecisões na classificação científica e até no próprio nome popular das árvores e plantas de Leiria, as quais vou deixando neste meu "dentro de ti ó leiria", a título de, numa primeira fase (a presente), ensaio e estudo para conhecimento próprio.

De qualquer modo espero bem que essas informações que aqui vão ficando registadas possam ser de utilidade para quem consultar este sítio na Net. A esses possíveis leitores agradeço, desde já, toda a colaboração que me puderem prestar.

-

Conto, para já, com a colaboração da Câmara Municipal de Leiria, o http://dias-com-arvores.blogspot.com, alguns livros e enciclopédias de uso pessoal e a sempre à mão base de dados da Google.

Comprei hoje o livro "à sombra de árvores com história", 2ª edição revista e ampliada, dos autores do blogue já atrás referido. A propósito deste livro escreveu José Pacheco Pereira (Abrupto, Dezembro de 2004) o seguinte: «Um livro de amadores, no grande sentido da palavra, para vermos as árvores e o PortoEd. Gradiva - 2007

4 comentários:

Anónimo disse...

Viva cara asn ( ;-) aqui vão outros dois apontadores bastante úteis (e que provavelmente conhece. O primeiro é relativamente recente e veio preencher um vazio que se fazia sentir nas fontes online de origem portuguesa; o segundo é muito completo, bem estruturado, de consulta fácil e perfeitamente compreensível apesar de ser em castelhano.

Flora digital de Portugal

Arboles ornamentales

Muito obrigada pela referência ao livro e pelas suas simpaticas palavras no nosso blogue.
Um abraço do Porto

Anónimo disse...

Peço desculpa com a mudança de género... deveria evidentemente ter escrito carO asn!

a d´almeida nunes disse...

Viva, Manuela
Agradeço-lhe as informações e só lhe quero dizer que o livro está uma maravilha.
Afinal, relativamente a Leiria, já activaram o "Atlas das árvores de Leiria" na Net. Sempre há-de valer para alguma coisa chamar-se a atenção para certos desleixos, se calhar até por simples distracção.
Sempre ao dispor.
António

Anónimo disse...

http://www.arborium.net/final/index2.html

Arquivo do blogue

Acerca de mim